domingo, 9 de dezembro de 2012

Humanidade(u) Egoísta?


Começarei contanto um breve relato sobre uma experiência minha;
“Após uma tarde quente com os amigos no cinema, resolvi tomar um sorvete  (aquela casquinha do McDonald’s que tem uma casquinha intragável) após chupar o sorvete joguei a casquinha fora, e logo em seguida surgiu um homem com aparência de uns 30 ou 40 anos, com a barba comprida, um uma roupa com aspecto velho e sujo, se dirigiu ao lixo e pegou a casquinha com mais um punhado de outras coisas com um pouco de timidez (o que é de se esperar)”
Depois de presenciar tal fato fiquei pensando se o mundo é tão egoísta, injusto e selvagem. Mesmo tento meu pensamento negativista sempre fui meio utópico em relação a isso. Com isso consegui ver que sim, a desigualdade realmente assola nossa população, me senti muito tocado com o ocorrido, só que mais uma vez a vergonha/comodidade venceu, eu poderia ter feito algo em prol daquele homem, mais simplesmente fiquei pensando no que acabou de transcrever para esse post, seria eu um monstro tão insensível criado pelo capitalismo selvagem e agressivo, pelo consumismo que inunda meus pensamentos. Será que estou valorizando mais objetos do que pessoas? Pensei em algumas possibilidades de historia para a vida do tal homem, ele podia ser um crápula rejeito pela família (o que não significa que ele tenha de estar naquela situação), um bom homem que não conseguiu manter sua família por falta de estudo ou instrução profissional, ou até um escritor muito mau sucedido que teve que vender a casa e todos os bens e viver naquela situação. Então será que é justo que ele tenha que ficar um uma situação tão deplorável enquanto muitas pessoas vivem com uma comodidade descomunal, o que desejo não é inverter os papeis mais sim iguala-los para que esse homem pudesse ter a mesma chance que o presidente da Apple  ou qualquer outra pessoa.
O que me leva ao fato de que temos de tomar determinadas atitudes que não são muito habituais de nossa cultura, que é pensar no outro, poder se colocar em situação para ver quão difícil é viver em condições sub-humanas. Votar com consciência, ajudar os outros ou até mesmo com atitudes pequenas como dar Bom Dia, princípios cunhados em nós mais que raramente se concretiza algum deles todos os dias, ou até mesmo em um mês ou ano.
Comecei a questionar meus próprios atos, pra ver ser se tenho de fato mudado ou ajudar de alguma forma a mudar ou tornar a vida de alguém mais agradável, cheguei a conclusão que 98% de meus atos são para meu beneficio direto. Será que sou um grande mostro egoísta que ira fazer de tudo, passar por cima de todos até pessoas que amo para chegar a meu bem estar. Isso me preocupa muito, pois em minha mente tenho um pensamento muito diferente do que meus atos, isso pode ser um sinal de que há algo errado em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário