sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Essa briga realmente existe?

Inspirado por alguns tweets relacionados sobre o assunto, decidi escrever minha opinião sobre esse assunto, a “eterna” rivalidade entra ciência e religião.

Algo que devemos deixar bem esclarecido, para seguir alguma religião é preciso ter fé, e ter fé, significa aceitar algo sem evidencias. Já a ciência não tem ligação alguma com religião, apenas alguns pontos como idade da Terra, surgimento da vida, e outros conceitos. Tirando isso, o resto e mera especulação religiosa.

Venho aqui para defender a inexistência de uma real ligação entre ciência e religião (algo que realmente possa ser chamado de “ligação”), não pode haver ligação entre as duas, pois seus campos não competem. A ciência estuda baseado em observação e experimentação, formulando teses, teorias e conceitos. Já a religião, aceita conceitos sem questiona-los, ou seja, eles mantem conceitos éticos e morais, impostos por meio de seus dogmas.

A ciência estuda, e a religião deturpa. Como eterno defensor do conhecimento posso dizer, é IMPOSSIVEL TER FÉ NA CIÊNCIA, ela só sobrevive, pois está em constante mudança e auto ajuste, conceitos que movem o avança cientifico. Seria impossível que a ciência fosse alguma detentora de fé, pois isso implica em não mudar, rejeitar as evidencias e fatos, assim tirando sua autonomia de poder ajustar, eliminar o máximo possível de erros.

Usarei um exemplo para mostrar a ligação entre a inexistência de ligação entre religião e ciência:

“João, um garoto da 4° sério do ensino fundamental, passa horas jogando futebol de botão (ironicamente com seu avó), após as aulas, mesmo sabendo que não tem o menor jeito para cálculos. Sabendo que na segunda tem prova de matemática, ele se programa para estudar o final de semana e tentar ter um bom desempenho, mais acaba sendo atraído pelo jogo, assim deixando seus planos de estudar de lado. Chegando na segunda ele lembra da prova e se desespera. Perto do horário de inicio da prova, João reza para seu Deus para tentar desesperadamente tirar uma boa nota”

Como poderemos analisar essa breve historia, para mostra a ineficácia de comparação entre religião e ciência?

Podemos começar vendo o tipo de ligação entre estudar e rezar. Para rezar, bastam alguns ingredientes, e ai vão eles;  uma pitada de fé(do tamanho de um grão de mostarda deve bastar) e imaginação (o suficiente para imaginar algum ser onipotente, onisciente e onipresente). Já para estudar, deve-se; achar alguma fonte para obter um conhecimento prévio, depois praticar aplicando o conhecimento já adquirido, ou seja, testando a “teoria”.

Com isso podemos ver que os fatores envolvidos na religião e não ciência, não tem ligação alguma. Então digo, NÃO EXISTE GUERRA ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário