sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mundo Universitário, a visão deturpada.

O sonho de ingressar em uma boa faculdade no Brasil parece cada vez mais distante aqui no Brasil, principalmente pelo fato de que o conceito de universidade de deturpou de tal maneira que crocodilo virou “coco de grilo” (do modo mais vulgar possível). Nossos aclamados estudantes universitários tem o pensamento de que o ingresso em uma universidade automaticamente lhe provera uma vaga no mercado de trabalho, o que sabemos que é uma grande ilusão, os centros acadêmicos servem exclusivamente para gerar conhecimento. Então o que muda o foco de nossas universidades é o pensamento dos universitários, além de nossos professores despreparados (o que não é uma realidade exclusiva das universidades).

Então a solução teórica é extremamente simples, o nosso problema é que não temos estrutura, seja economia ou intelectual para gerir esses planos. Nossos estudantes que pensam em entrar na universidade para adquirir e desenvolver conhecimento estão saindo do país devido a nossa falta de estrutura, uma solução que o governo achou (que por sinal é uma ideia brilhante) foi o programa Ciência sem Fronteiras, no qual nossos estudantes que veem oportunidades.

Outro aspecto do estudante brasileiro é a ineficácia em estudar, eles simplesmente acham que os professores tem o dever de ensinar, quando se sabe que o papel do professor é explicar e em cima disso o aluno deve estudar para assim aprender.

Existe também a diferença entre aluno e estudante. O individuo é aluno enquanto assiste às aulas, e é estudante após as aulas aonde realmente ocorrera o estudar. Conceito que o Prof° Pier adaptou é “Aula dada, aula estudada HOJE” dando ênfase ao hoje, pois o que ocorre é que o aluno estuda apenas do dia anterior a prova, com isso ele lembra do conteúdo mais dias depois está tudo perdido, já o estudante estudada todos os dias em pequenas quantidades, quase que em “dose homeopática” e com isso não precisa estudar em cima da hora, além de que nossos estudante na maioria acham que se deve estudar na escola, só que nesse ambiente apenas se assiste a aula, para depois estudar (fora do  horário das aulas).

Por isso em grande parte os culpados por nosso sistema de ensino não é apenas o governo, mais sim o governo OS estudantes e A sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário