sábado, 5 de janeiro de 2013

Testes em animais: Certo ou Errado?

 
Vamos lá, mais um assunto polêmico, o famigerado teste feito em cobaias. Já deixo registrado que não sou nenhum especialista apenas um estudando do ensino médio que gosta de biologia e se interessa pelo assunto.
Começando com um dos principais argumentos, que envolve o “sofrimento animal”. Primeiro existe um código extremamente rigoroso que precisa ser respeita na hora de fazer uma pesquisa envolvendo cobaias. Isso abrange também o sofrimento em que ele não deve ser exposto, pois além de tudo isso pode gerar resultados não desejados na pesquisa, pois com o animal/cobaia estressado, podem surgir divergências de dados.
Pra que então é usado à pesquisa em animais e qual seus resultados?
Pode ser para criar medicamentos novos, ou estudar reações fisiológicas e mas uma infinidade de outras utilidades. Podem dizer se um medicamento ou produto tem de ser reformulado ou se podem prosseguir para os próximos testes, ao até para criar procedimentos médicos.
Outro ponto é a imagem que as pessoas têm sobre os pesquisadores que fazem o uso de cobaias, aquele cientista sádico com um uma agulha torturando o pobre ratinho. O que não é verdade, a maioria dos pesquisadores (digo maioria porque sempre tem um louco) são muito amáveis e carinhosos com as cobaias, pois elas podem ajudar a resolver uma quantidade imensa de problemas humanos.

Outra questão ética é podemos destruir vida para salvar vidas?
Nesse caso sim, não podemos comparar a vida de um punhado de ratos à vida de um humano (posso parecer extremamente cruel, mais é a realidade para mim). Usarei agora um apelo emocional mas totalmente plausível;
“Sua mãe esta muito doente, e foi descoberto um tratamento por meio de teste em macacos prego que é sua ultima chance para sobreviver”. Você usaria ou não esse método para salvar a vida de sua mãe? (em mãe pode-se colocar qualquer ente ou pessoa muito querida).
Não posso me aprofundar sobre como os testes são feitos, deixarei esses vídeos do Yuri Grecco, um biólogo que admiro muito explicando como isso funciona.


Então acho totalmente valido o uso de animais não só para pesquisas de medicamentos e também para a descoberta de novas funções fisiológicas de coisas assim.
Mas há um porém aplicável à produção de cosméticos, pois os teste não precisam ser feitos para a produção de vários produtos deferentes e sim só uma. Ou seja, foi feito um teste para cosmético com substância X, então ela não precisa ser testa novamente, por exemplo, no caso de batom, foi testado a substancia X para um batom vermelho, para produzir um batom laranja esse substância não precisar ser testada.
Outra fala de pessoas que não concordam com testes em cobaias, falam;
“temos tantos presidiários, porque não usa-los?”
Posso dizer que a ciência não quer esse tipo de cobaia. As cobaias de laboratório são criadas e selecionadas por varias linhagem para serem o mais homogêneo possível. Não seria viável um monte de seres humanos, com idades diferentes, hábitos diferentes e com histórico de doenças. Os testes feitos em humanos sem seleção alguma seria totalmente desnecessário e sem resultados, além do que não se pode esquecer que os presidiários ainda são seres humanos, não são bons mas não merecem isso.













Nenhum comentário:

Postar um comentário